Música

AZUSA: conheça esse supergrupo de metal extremo

Antidemon
Créditos da Imagem: Divulgação

AVANT-THRASH MULTICONTINENTAL

AZUSA é um daqueles grupos que, embora ainda não seja tão conhecido, já nasceu grande devido à bagagem musical de seus membros.

Eu mesmo conheci esse grupo fantástico de metal cristão somente em 2019.

Formado por Christer Espevoll (guitarra) e David Husvik (bateria), ex-membros do Extol, aclamada banda de metal progressivo norueguesa, que iniciou suas atividades em 1993, o AZUSA mescla com maestria sonoridades tão diferentes quanto thrash metal, jazz fusion, hardcore e música pop dos anos 90, ao passo que os solos, algumas vezes, bebem do power metal dos anos 80/90.

Mas não é só isso; riffs de guitarra no estilo Iron Maiden e passagens de metal atmosférico também podem ser ouvidas aqui e ali.

Essa combinação sonora, aliada a intrincadas mudanças de tempo, resulta em um som único, de extrema complexidade, pesado, rápido, ao mesmo tempo que não deixa a técnica de lado.

A própria banda define o seu estilo como “avant-thrash”.

A formação é completada pelo baixista Liam Wilson (The Dillinger Escape Plan, Starkweather) e pela vocalista Eleni Zafiriadou (Sea + Air).

Quem é fã do Sea + Air deve se lembrar da voz doce e suave de Eleni.

Clique aqui para ler sobre outras bandas de rock/metal neste site

É fato que essa doçura aparece de vez em quando por aqui, mas, em geral, no AZUSA ela abusa da agressividade, com vocais fortes e guturais no melhor estilo death metal, mas, ao mesmo tempo, sem perder em nada a feminilidade.

As letras abordam a temática cristã de forma subjetiva, seguindo o estilo de bandas como Skillet, e é preciso pensar “fora da caixa” para contextualizá-las.

O debut Heavy Yoke foi lançado em 2018, e a música tema já mostra claramente a que o grupo veio.

Loops of Yesterday, o segundo trabalho, lançado em 2020, mantem o peso e a velocidade, mas acrescenta momentos etéreos, como a própria canção tema, que destoa do restante e soa como uma singela oração.

Já a música de abertura “Memories of An Old Emotion” é um resumo da evolução da banda nesses dois anos de existência, intercalando momentos de extrema agressividade sonora, em que a bateria cadenciada lembra os primórdios do Sepultura, com passagens lentas e melódicas.

Em suma, o AZUSA faz um trabalho que vale muito a pena conferir, metal cristão da melhor qualidade, e eu pretendo acompanhar a carreira do grupo atentamente!

Discografia

Álbuns

Heavy Yoke (2018)
Loops of Yesterday (2020)

Singles

Heavy Yoke (2018)
Interstellar Islands (2018)
First Lines (2018)
Heart of Stone (2018)
Memories of An Old Emotion (2020)
Monument (2020)

Artigo escrito originalmente como colaboração para o site Rock Cristão, em 16 de julho de 2020.

Pastor Klebão
Últimos posts por Pastor Klebão (exibir todos)

Mais Recentes

"O Pastor Geek" é uma publicação on-line da Editora LouvArte Books, cujo principal objetivo é abordar o universo geek sob a ótica bíblica e a cosmovisão cristã.

Este é um site declaradamente cristão, cujo conteúdo, a forma e o método condizentes com a Bíblia Sagrada estão respaldados no Inciso VI do Artigo 5º da Constituição Federal:

"VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;"

Copyright © 2022 O Pastor Geek. Todos os direitos reservados à Editora LouvArte Books - CNPJ 42.865.552/0001-02.

Copyright © 2022 O Pastor Geek. Todos os direitos reservados à Editora LouvArte Books - CNPJ 42.865.552/0001-02.

To Top

Copiar conteúdo sem autorização é crime e é pecado!