Livros / HQs / Mangás

4 PRINCÍPIOS PARA TER CRÉDITO COM DEUS | Resenha

Livro "4 Princípios para Ter Crédito com Deus" Créditos da Imagem: Divulgação

Livro “4 Princípios para Ter Crédito com Deus”
Créditos da Imagem: Divulgação

Uma análise teológica e humana do livro de Jó

4 Princípios para Ter Crédito com Deus analisa a história de do ponto de vista teológico e, principalmente, humano.

Jó foi um homem real, com problemas e preocupações reais, um poderoso e rico latifundiário que, em um só dia, perdeu gado, camelos, empregados e, o pior de tudo, seus sete filhos e suas três filhas.

O Pastor Rinaldi César Digilio analisa a dura trajetória de Jó e extrai dela, em um texto ricamente ilustrado, em forma de pregação, “os quatro princípios”: integridade, retidão, temor a Deus, e desviar-se do mal.

Jó era um homem íntegro e reto, temente a Deus, e desvia-se do mal. Quem já não ouviu a frase “paciência de Jó”?

O livro de Jó é, cronologicamente, considerado o livro mais antigo da Bíblia. Ela narra que, certo dia, os anjos compareceram perante o Senhor, e, entre eles, estava também Satanás. Teve início, então, um diálogo entre eles, que culminou em uma das maiores, se não a maior história de fé e perseverança em Deus já vivida até hoje por um ser humano.

Ter integridade é ser íntegro, ou seja, ser “inteiro, completo”… e não se perder pelo caminho, mantendo-se fiel a seus próprios princípios.

Em Jó 1:22 nós lemos:

Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.

Ter retidão é ser reto, é andar em linha reta, sem se desviar do caminho, sem se desviar do alvo. É não se afastar da presença de Deus, trocando-a pelas coisas que o mundo oferece. É combater o bom combate e guardar a fé, como disse Paulo.

Clique aqui para ler mais resenhas de livros neste site

Ter temor a Deus é considerá-lo como o centro de nossas vidas, como peça principal de nosso ser, como autoridade sobre as nossas vidas.

O ateu e o incrédulo não consideram a Deus como autoridade; porque o ateu sequer acredita na existência dEle, e o incrédulo, muitas vezes até acredita que exista um Deus, mas não quer nenhum compromisso com Ele.

Desviar-se do mal é fugir da tentação, é olhar para o outro lado, é evitar aquilo que sabemos que irá nos fazer cair, porque somos fracos, assim como fez José quando fugiu da mulher de Potifar, que queria adulterar como ele (Gn 39.7-12).

Jó se desviava do mal, por isso, o mal não nasceu em seu coração, ele não blasfemou contra o Senhor, e permaneceu firme.

Os amigos de Jó (amigos da onça???), que vieram consolá-lo, disseram que ele estava naquela situação por causa do pecado e que Deus o estava provando para moldá-lo, purificá-lo, justificá-lo… mas eles não podiam enxergar que Jó tinha crédito com Deus, tanto que Satanás só pôde tocar nele porque o próprio Deus o havia autorizado. O Senhor, porém, não permitiu que Satanás lhe tirasse a vida.

E Deus o livrou do cativeiro de Satanás e o restituiu em dobro quando ele orou pelos seus a amigos.

4 Princípios para Ter Crédito com Deus mostra como Jó alcançou um grande crescimento espiritual depois de ter passado por essa grande provação. Ele não não mais conhecia a Deus “de ouvir falar, mas por andar com Ele”.

E como, sendo íntegro, reto, temente a Deus e desviando-se do mal, podem vir as lutas, podem vir a provações, mas sempre vai valer a pena.

Ficha Técnica

Título: 4 Princípios para Ter Crédito com Deus
Autor: Rinaldi César Digilio
Editora: Ministério Geração 34
Páginas: 60
Onde Comprar: www.portaligrejaquadrangular.com.br

Exemplar gentilmente cedido pelo autor.

Artigo originalmente publicado em meu antigo blog “Blogando a Palavra”, em 27 de fevereiro de 2012.

Pastor Klebão
Últimos posts por Pastor Klebão (exibir todos)
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Recentes

"O Pastor Geek" é uma publicação on-line da Editora LouvArte Books, cujo principal objetivo é abordar o universo geek sob a ótica bíblica e a cosmovisão cristã.

Este é um site declaradamente cristão, cujo conteúdo, a forma e o método condizentes com a Bíblia Sagrada estão respaldados no Inciso VI do Artigo 5º da Constituição Federal:

"VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;"

Copyright © 2022 O Pastor Geek. Todos os direitos reservados à Editora LouvArte Books - CNPJ 42.865.552/0001-02.

Copyright © 2022 O Pastor Geek. Todos os direitos reservados à Editora LouvArte Books - CNPJ 42.865.552/0001-02.

To Top

Copiar conteúdo sem autorização é crime e é pecado!