Estado laico não é ateu
Um ponto extremamente importante do conceito de Estado laico é que ele não é ateu.
Sempre que se menciona negativamente a posição religiosa de um político brasileiro, cita-se a Bíblia e faz-se uma alusão indireta aos protestantes.
Mas não podemos esquecer que o Brasil tem uma padroeira que é uma santa católica. Uma das primeiras coisas a se fazer em um Estado laico seria acabar com padroeiros e feriados religiosos.
O “Dia de Nossa Senhora Aparecida” deveria deixar de ser feriado nacional em um Brasil laico, pois é um feriado católico?
Assim como o “Natal”, que é um feriado judaico-cristão?
Clique aqui e leia mais artigos de opinião neste site
“Sexta Feira Santa”, “Corpus Christi”, e quaisquer outros feriados estaduais ou municipais em alusão a santos católicos ou a quaisquer datas comemorativas festejadas por TODA e QUALQUER religião deveriam ser sumariamente excluídas do calendário caso o Brasil assuma de fato a alcunha de Estado laico?
Você, que prega com ferocidade o Estado laico, está verdadeiramente disposto a abrir mão desses feriados?
E ainda é preciso ter em mente que Estado laico não persegue ou proíbe nenhuma religião ou crença, pelo contrário, mas impede e condena por força de lei a perseguição religiosa e garante status idêntico a todas as religiões e ao livro culto dentro de seu território, exceto no que tange sacrifícios humanos ou outras práticas ritualísticas que conflitem com o bem estar humano e com os códigos civil e penal vigentes.
O Brasil, com todas as peculiaridades de seu povo, com a “bancada evangélica”, com as festas religiosas típicas em diversas regiões do país que movimentos milhões de reais a cada ano não é um Estado laico de fato.
Sinceramente, o povo brasileiro não está pronto para esse debate.
- CRÍTICA | Fé Nas Alturas - 8 de julho de 2024
- ONE PIECE | Um dos maiores animes de todos os tempos - 3 de julho de 2024
- 4 PRINCÍPIOS PARA TER CRÉDITO COM DEUS | Resenha - 13 de agosto de 2022